quarta-feira, 6 de abril de 2011

Biologia: origem da vida, abiogênese e biogênese, método científico

Método Científico:
Etapas
- observação de um fato;
- formulação de um problema (levantamento de algo ligado ao fato que precisa ser explicado);
- elaboração de hipóteses que resolvam o problema;
- realizações de experimentos para testar a hipótese;
- análise dos resultados (conclusão).
Teorias: conjunto de leis, conceitos e modelos com o qual se pode explicar diversos fenômenos.
Leis: generalizações que descrevem regularidades que ocorrem em certas condições.
Teste Controlado:
Exemplo: a falta de uma determinada vitamina provoca uma doença nos ratos.
- grupo de controle ou comparação: um grupo que recebe uma alimentação completa, incluindo essa determinada vitamina.
- grupo experimental: grupo que recebe uma alimentação sem essa vitamina.
Importante: os ratos que fazem parte desses dois grupos devem ser semelhantes (mesma idade, espécie, colocados em mesmas condições ambientais), para que o cientista possa comprova que, se aparece alguma doença no rato, a culpa é exclusivamente da falta da vitamina.
Origem da Vida:
- Origem por Criação Divina (criacionismo):
Essa hipótese é a mais antiga de todas as idéias sobre o surgimento da vida.
É aceita por fiéis e de várias religiões.
Afirma que cada ser vivo foi criado individualmente por uma divindade.
- Origem Extraterrestre (panspermia):
Afirma que a vida não se originou na Terra, mas em outros planetas, e foram trazidos para cá como esporos ou outras formas de resistência, aderidos a meteoritos que caíram e ainda caem em nosso planeta.
Estudos recentes mostram a presença de compostos orgânicos, especialmente aminoácidos (blocos construtores das proteínas), em meteoritos e cometas, o que reforça a hipótese de panspermia.
- Origem por Evolução Química (hipóteses de Oparin e Haldane):
Hipótese criada na década de 1920.
Oparin e Haldane propuseram que a atmosfera primitiva era formada, principalmente, por metano (CH­­­), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2). Com o processo de resfriamento o acúmulo de água nas depressões da crosta foi possível graças às chuvas constantes. As descargas elétricas e as radiações eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem as primeiras moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos. Essas moléculas poderiam ter-se agregado formando coacervados (conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos), envoltos por moléculas de água.
Os coacervados não são considerados seres vivos, mas pode se supor que, como foi possível o surgimento de um sistema organizado como os coacervados, podem ter surgido as primeiras células.
Basicamente: os cientistas propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas.
O Experimento de Miller:
A possibilidade de ter ocorrido evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo químico norte-americano Stanley L. Miller e seu assistente Harold C. Urey (experimento de Miller-Urey), em 1953
A água, ao ser fervida, transforma-se em vapor e promove a circulação em todo o sistema. No balão em que se encontra a mistura gasosa ocorrem descargas elétricas, simulando os raios que deveriam ocorrer na Terra primitiva. Após as descargas elétricas, os materiais são submetidos a um resfriamento para simular a condensação nas altas camadas da atmosfera, que provoca as chuvas. A parte em U desse sistema simula os mares primitivos que recebiam as chuvas e os compostos da atmosfera.
Pela análise de água contida nessa parte em U pode-se verificar a formação de moléculas orgânicas, dentre elas alguns aminoácidos.
Abiogênese X Biogênese
Abiogênese (geração espontânea):
Segundo essa teoria a vida poderia surgir de uma matéria sem vida, com a ajuda de uma força vital (sobrenatural).
Defensores da Abiogênese: René Desartes, Issac Newton, Aristóteles, Jan Baptista, Van Helmont e Needham.
Biogênese:
Segundo essa teoria seres vivos surgem somente pela reprodução de seres vivos de sua própria espécie.
Defensores da Biogênese: Redi, Spallanzani e Pasteur.
Experimento de Redi:
Redi colocou oito pedaços de carne, um em cada pote. Quatro potes ele deixou aberto e os outros ele fechou com gaze. Após alguns dias, Redi observou que o surgimento de moscas e larvas só ocorreu nos vidros sem gaze. Percebeu, assim, que se a matéria sem vida pudesse criar vida, as moscas e larvas deveriam ter surgido nos oito vidros.
Needahm X Spallanzani
Needahm distribuiu caldo nutritivo em diversos frascos, que foram fervidos durante 30 minutos e imediatamente fechados com rolha de cortiça. Depois de alguns dias, os caldos estavam repletos de seres microscópicos.
Spallanzani refez o experimento de Needahm. Preparou 8 frascos com caldos nutritivos, quatro deles foram fechados com rolha de cortiça e quatro tiveram os gargalos derretidos no fogo. Após alguns dias Spallanzani observou que apareceram microrganismos apenas nos quatro fechados com rolha de cortiça. Afirmando, assim, que os microrganismos estavam nas rolhas.
Needahm revidou afirmando que Spallanzani havia matado a força vital nos vidros com o gargalo derretido, impedindo que os microrganismos surgissem.
Spallanzani quebrou os quatro vidros com o gargalo derretido e, após alguns dias, microrganismos apareceram.
Needahm afirmou que Spallanzani havia “adormecido” a força vital, e com a quebra do gargalo essa força “acordou”.
Experimento de Pasteur:
Pasteur colocou caldo nutritivo em um balão de vidro (“pescoço de Cisne”), que tinha um cano fino que permitia o contato com o ar. Ele quebrou o “pescoço” de um balão, e, depois de alguns dias, percebeu a presença de microrganismos no caldo. No outro balão a presença de microrganismo ficou na curva do “pescoço”.
Pasteur concluiu que os microrganismos vieram do ambiente externo, senão os microrganismos deveriam aparecer em ambos, já que a força vital não foi “morta” nem “adormecida” já que o contato com o ar existia.
Esse experimentou derrubou a Abiogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário