terça-feira, 5 de julho de 2011

GEOGRAFIA - processos exógenos

Agentes Exógenos (externos)
- um dos responsáveis pela formação e transformação do relevo;
- atuam diretamente com os diferentes tipos de clima;
- existem dois tipos de processos pelos quais os agentes atuam: os de degradação e os de agregação. Esses processos ocorrem em conjunto e simultaneamente.
Degradação: conjunto de processos responsáveis pela destruição dos materiais produzidos pelos agentes internos. O principal processo de degradação do relevo é o intemperismo, que transforma a rocha, química e fisicamente, em um material que se fragmenta facilmente.
Agradação: os fragmentos das rochas produzidos pela degradação são carregados e depositados em outras áreas. Esse transporte de fragmentos é chamado de erosão. Quando o agente transportador perde energia, diminuindo sua capacidade de carregar e mover sedimentos, ocorre o processo de sedimentação ou deposição.
Tipos de Agentes

Agente: vento
Tipo de erosão: eólica
Características principais do processo erosivo: destruição por deflação (retira e transporta partículas finas de rocha) ou corrosão (partículas lançadas pelo vento) e acumulação (vento deposita os materiais que carrega).

Agente: gelo
Tipo de erosão: glacial
Características principais do processo erosivo: continentais (regiões de altas latitudes) ou alpinas (altas montanhas, geleiras de vale).

Agente: rio
Tipo de erosão: fluvial
Características principais do processo erosivo: compreende o escavamento do leito, o transporte e a decomposição ou acumulação de sedimentos.

Agente: mar
Tipo de erosão: marinha
Características principais do processo erosivo: construtivo (acumulação marinha) ou destrutivo (ondas arrancam fragmentos das rochas, fazendo as paredes rochosas desmoronarem).

Agente: chuva
Tipo de erosão: pluvial
Características principais do processo: superficial (leva partículas do solo), laminar (quantidade de material carregado pela água é maior que na erosão superficial), sulcos (enxurrada forma pequenos “buracos” no solo) ou ravinamento (forma verdadeiras crateras, que tendem a aumentar com a falta de vegetação e o mau uso do solo).